segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Recurso Natural

Definição

Os recursos naturais são componentes, materiais ou não, da paisagem geográfica, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano e cuja própria é independente do Homem, mas aos quais lhes foram atribuídos, historicamente, valores económicos, sociais e culturais. Portanto, só podem ser compreendidos a partir da relação homem-natureza. Os recursos naturais são muito importantes para o Mundo.

Nem todos os recursos que a natureza oferece ao ser humano podem ser aproveitados em seu estado natural. Quase sempre o ser humano precisa trabalhar para transformar os recursos naturais em bens capazes de satisfazer alguma necessidade humana. Os recursos hídricos, por exemplo, têm de ser armazenados e canalizados, quer para consumo humano directo, para irrigação, ou para geração de energia hidroeléctrica.

Os recursos podem ser:

  • Renováveis: elementos naturais que usados da forma correcta podem ser renovados. Exemplos: animais, vegetação, água.
  • Não-renováveis: São aqueles que de maneira alguma não se renovam, ou demoram muito tempo para se transformar. Exemplos: petróleo, ferro, ouro.
  • Inesgotáveis: Recursos que não se acabam, como o Sol e o vento.

Classificação

Quando se tem em conta o tempo necessário para que se dê a sua reposição, os recursos naturais são classificados como recursos renováveis e não-renováveis. Os não-renováveis incluem substâncias que não podem ser recuperadas em um curto período de tempo, como por exemplo, o petróleo e minérios em geral. Os renováveis são aqueles que se podem renovar ou serem recuperados, ou seja, que não se esgotam facilmente, com ou sem interferência humana, como as florestas, a luz solar, os ventos e a água.

Também podem ser classificados de energéticos e não energéticos, se atendermos à sua capacidade de produzir energia. Os carvões e o petróleo são recursos naturais energéticos. Por vezes a água é também considerada um recurso energético, pois as barragens transformam a força da água em energia.

A maioria dos minerais são recursos não energéticos, com excepção do volfrâmio, o urânio e o plutónio por se tratarem de substâncias radioactivas e usadas para a geração de energia.

Exemplo de fontes de energia renovável: O sol. – Energia solar. O vento. – Energia eólica. Os rios e correntes de água doce. – Energia hidráulica. Os mares e oceanos. – Energia mareomotriz e energia das ondas. A matéria orgânica. – Biomassa. O calor da terra. – Energia geotérmica.

Penso que este tema é importante, pois os recursos naturais são elementos da natureza muito úteis para o Homem, com o objectivo de desenvolver a civilização, a sobrevivência e o conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que são considerados limitados, são chamados de renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

[i]


([i]Página da Internet: http://pt.wikipedia.org/wiki/Recursos_naturais consultada a 4 de Janeiro de 2009 às 11 horas; e foi modificada pela última vez às 21h38min de 2 de Janeiro de 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário